quarta-feira, 21 de novembro de 2012

LIVRE

                  "Manifestações, marchas e discussões marcaram hoje o Dia da Consciência Negra. Foi feriado em 267 municípios de 12 Estados, segundo levantamento da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. A data lembra a morte de Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência negra escravidão, assassinado em 20 de novembro de 1695.   [...]  "

Fontes: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL186663-5598,00-ATOS+E+CAMINHADAS+MARCAM+DIA+DA+CONSCIENCIA+NEGRA.html

LIVRE

                      " Nesta terça-feira (20), é celebrado o Dia Nacional do Zumbi e da Consciência Negra, que marca anualmente a morte do lider negro Zumbi dos Palmares. Apesar de a celebração ter sido oficializada pela presidente Dilma Rousseff em 2011, cada cidade pode decidir se decreta ou não feriado na data.
O Dia da Consciência Negra existe desde janeiro de 2003, pela lei nº 10.639, que também tornou obrigatório o ensino sobre história e cultura afro-brasileira. Em 2011, o que a presidente Dilma sancionou foi uma lei instituindo o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, afim de lembrar o assassinato de Zumbi, em 1695, que morreu por lutar contra a escravidão dos negros no Brasil.  [...]

  [...] Confira as cidades que decretaram feriado neste ano, de acordo com a SEPPIR-PR:

Espírito Santo Guarapari

Minas GeraisAlem Paraiba
Belo Horizonte
Betim
Coqueiral
Guarani
Ibiá
Jacutinga
Juiz De Fora
Montes Claros
Santos Dumont
Sapucai-Mirim
Uberaba

Rio de JaneiroAngra dos Reis
Aperibe
Araruama
Areal
Armacao dos Buzios
Arraial do Cabo
Barra do Pirai
Barra Mansa
Belford Roxo
Bom Jardim
Bom Jesus do Itabapoana
Cabo Frio
Cachoeiras de Macacu
Cachoeiras de Macau
Cambuci
Campos dos Goytacazes
Cantagalo
Carapebus
Cardoso Moreira [...]

São Paulo Aguai
Aguas Da Prata
Aguas De Sao Pedro
Altinópolis
Americana
Americo Brasiliense
Amparo
Aparecida
Araçatuba
Aracoiaba Da Serra
Araraquara
Araras   [...] "

Fontes: http://g1.globo.com/brasil/noticia/2012/11/dia-da-consciencia-negra-relembra-zumbi-saiba-onde-e-feriado.html

terça-feira, 20 de novembro de 2012

LIVRE


CHARGE


LIVRE


LIVRE


CHARGE





CHARGE


LIVRE



LIVRE


CHARGE




TEXTO NARRATIVO


Zumbi foi o grande líder do quilombo dos Palmares, considerado herói da resistência à escravisação. Estudos indicam que nasceu em 1655 no quilombo, sendo descendente de guerreiros da Angola.Com alguns dias de vida, foi preso pela expedição de Brás da Rocha Cardoso, sendo entregue depois a um padre, que o batizou com o nome de Francisco.

Aos 15 anos, ele foge da casa do padre e volta a Palmares, onde muda seu nome para Zumbi. Ficaria conhecido em 1673. Um ano antes de sua morte,conseguiu escapar, após ser baleado num combate contra as tropas de Domingo Jorge Velho, que seria depois, acusado de matá-lo. Dado como morto, Zumbi reaparece em 1695, que foi o ano de sua morte.

Aos 40 anos, ele morre depopis de  lutar contra tropas organizadas por donos de terras durante vários  anos. Durante mais uma procuração comandada por Domingos, Zumbi foi morto no seu esconderijo descoberto depois da traição de um seus principais comandantes que revelaram onde o líder se encontrava.

QUADRINHO



CHARGE


LIVRE


CHARGE


LIVRE


QUADRINHO



CHARGE


TEXTO DISSERTATIVO

                   No dia 20 de Novembro comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra, é uma data para o povo brasileiro se lembrar que a luta por uma sociedade com igualdade, democrácia, união e sem preconceitos é preciso para o desenvolvimento do nosso país. Dia 20 de Novembro é uma data em que devemos lembrar com orgulho, pois a mesma foi criada pela resisitencia dos negros ao racismo e à escravida, uma resistencia que fez o futuro ser mudado. Foi neste dia que Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, foi capturado e morto, entao teve sua cabeça exposta em Recife, em praça publica, em função de intimidar os outros escravos, evitando outra revolta, lugar onde tornou-se símbolo não só da resistência negra no Brasil, mas da luta pela liberdade dos seres humanos. O racismo ainda é a forma mais clara e simples de discriminação no Brasil, onde manifestam-se de forma camuflada e escondida, afinal, pouco é discutido sobre o assunto. A imagem do negro passada pela televisão, pelos livros, pelas universidades e pelos trabalhos ainda é inferior à imagem do branco. Os negros nas novelas, por exemplo, transmite o racismo, pois estão sempre em cargos abaixo dos personagens brancos. No Brasil o racismo é considerado crime, entao será detido se cometer tal crime, mas é impunidade é grande.Mas, acima de tudo, é dever da sociedade brasileira se conscientizar de que a cor da pele não interfere na capacidade e nem no caráter da pessoa, afinal, os negros estão tão presentes na nossa cultura quanto os brancos.

CHARGE